Foto: Marcos Oliveira/ Divulgação Ecos da Cena
O cinema se torna palco para um mergulho na memória cultural de Santa Maria. O documentário Ecos da Cena, longa-metragem idealizado pelo artista e produtor cultural Geison Sommer, chega ao público com a proposta de dar luz, através de imagens, relatos e arquivos, à trajetória dos espaços culturais da cidade — em especial os ligados ao teatro — que ajudaram a moldar a identidade da chamada “Cidade Cultura”. As primeiras exibições a produção acontecem no próximo domingo (24), no Espaço Cultural Victorio Faccin, e 3 de setembro, no Cineclube da Boca, no Auditório do Prédio 67, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrada será gratuita em todas as sessões, e a distribuição dos ingressos é no site do Espaço.
🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Além das datas indicadas, haverão outras exibições extras a serem definidas em breve. Ecos da Cena reconstrói histórias que vão muito além de paredes e palcos. O filme recupera narrativas de pessoas, eventos e prédios que, ao longo do tempo, tornaram-se guardiões da vida cultural da cidade. São espaços que testemunharam lutas, encontros, sonhos e o constante movimento da arte, revelando uma parte essencial do que Santa Maria representa como polo cultural.
A data de lançamento foi escolhida em comemoração ao aniversário de Clenio Faccin, fundador do Teatro Universitário Independente e do Espaço Cultural Victorio Faccin, que faria 81 anos em agosto. Sua contribuição e legado são celebrados também no projeto Memórias Teatrais: o Legado do TUI, que atualmente conta com uma exposição no Espaço Cultural Victorio Faccin, além de outras ações como a recuperação e digitalização do acervo do grupo e a criação do site https://espacoculturalvicfac.com.br/.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Presenvação
Para Geison Sommer, integrante do Espaço Cultural Victorio Faccin e idealizador da obra, Ecos da Cena vai além de um simples registro. É um gesto de preservação e valorização de um patrimônio imaterial que, muitas vezes, corre o risco de se perder.
– Santa Maria tem uma história cultural riquíssima, mas muito fragmentada. Diversos espaços que foram fundamentais para o teatro e para a arte local já não existem ou mudaram de função. Registrar essas histórias é reconhecer a importância de quem dedicou a vida para que a cultura acontecesse, mesmo diante de tantas dificuldades. Espero que o filme desperte não apenas a memória, mas também o desejo de preservar e fortalecer esses lugares que dão alma à cidade – afirma Geison.
Ecos da Cena
24 de agosto, às 19h
- Espaço Cultural Victorio Faccin
- Ingressos: Gratuitos, distribuição no site do Espaço Cultural Victorio Faccin
- Classificação indicativa: Livre
3 de setembro, às 19h
- Cineclube da Boca (Auditório da Prédio 67 – UFSM)
- Ingressos: Gratuitos, por ordem de distribuição
- Classificação indicativa: Livre
O projeto é uma das iniciativas contempladas pelo Edital Apoio à Produção Cinematográfica de Santa Maria (Lei Paulo Gustavo), da Secretaria Municipal de Cultura
Leia mais:
- Orquestra Sinfônica de Santa Maria celebra os 60 anos de Pedrinho Figueiredo em concerto especial
- PRF lança documentário sobre atuação nas enchentes do Rio Grande do Sul no Festival de Gramado
- Casa de Cultura tem janelas recolocadas após restauração